-
Arquitetos: UID Architects
- Área: 101 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Koji Fujii / TOREAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é para uma família de três pessoas construída na parte norte de um terreno residencial em camadas, com curvas suaves. O local fica em um bairro residencial e oferece vistas da paisagem tranquila. Enquanto o lado sudoeste é cercado por casas vizinhas, o terreno se abre em leque para a rua do lado nordeste, o que lhe confere um caráter único.
Neste projeto, repetimos o espaço curvo começando no lado sudoeste como ponto central, expandindo-o de dentro para fora em direção à estrada da frente enquanto ampliamos as paredes em círculos concêntricos.
Além disso, usamos este terreno único para revisitar o conceito de não ter limites, buscando visualizar a perspectiva geral, tratando as áreas verdes circundantes como parte do espaço ao ar livre do projeto. Especificamente, ampliamos o volume do edifício para que fique o mais próximo possível do recuo permitido.
Uma grande parede em forma de arco ergue-se ao longo do perímetro do local, criando um pequeno jardim que funciona como um amortecedor entre o interior e o exterior. Projetamos a parede como uma parede maciça com poucas aberturas, a qual flutua 70cm acima do solo, criando um espaço semelhante a um interior que funciona como uma extensão do exterior, ao mesmo tempo que garante a privacidade.
Além disso, a luz do sol em constante mudança ao sul é projetada na parede nordeste, permitindo que os residentes sintam a luz em cada quarto. Ao construir uma pequena paisagem tridimensional e uma única grande parede flutuante dentro da pequena distância que fica entre a família e a rua, acreditamos que fomos capazes de criar um ambiente vibrante que ajuda os residentes a expandir seu escopo de interação enquanto satisfazemos seus requisitos.